segunda-feira, 30 de março de 2009

Jornalismo de Serviço e suas influências

Jornalismo de Serviço

É um texto/matéria jornalístico(a) que presta serviço ao leitor. Com informações úteis, imediatas e que possam ajudar na vida do leitor.
Desde que surgiu, como um meio de ajuda ao governo o jornalismo de serviço já passou por muitas modificações. O que até pouco tempo atrás chegava a apenas algumas editorias, hoje já chega em quase todas.
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As Editorias e as Influências

Existem inúmeras editorias que podem ser encontradas nos jornais: política, economia, esportes, saúde... Cada uma delas com sua peculiaridade, no entanto, todas apresentam um único propósito: Informar a sociedade.

A influência que o jornal e o jornalismo de serviço, em seu todo, exercem sobre a sociedade, é algo que vem desde o surgimento da imprensa em 1808, e é bastante significativa, já que este contém informações que são práticas para a vida do leitor, e tem matérias que fazem parte da sua realidade.


Um exemplo desta influência é o caderno que trata de saúde, que traz além de matérias sugestivas, sobre avanços da ciência na medicina, emagrecimento, dicas de locais para massagem ou SPA, ou assuntos sobre doenças etc., um espaço onde o leitor pode publicar suas dúvidas, que serão respondidas por especialistas.
Quando alguém lê esse caderno de saúde em um jornal, na maioria das vezes está à procura de uma qualidade de vida melhor. Supondo que um jornalista escreva uma matéria sobre a quantidade necessária de alguns alimentos (carnes, produtos lácteos, verduras, massas, pães, frutas e fibras) em uma refeição, e ao lado, tenha uma imagem de uma mulher magra, se confiar cegamente na notícia, o leitor irá comer a exata quantidade proposta pelo jornal, sem nem mesmo consultar um médico ou uma nutricionista, e então acabar com algum problema de saúde ou não chegar ao resultado esperado.

Os jornalistas, querendo ou não, podem ser vítimas de desinformação, dando informações parciais, tanto no sentido de incompletas, como tendenciosas. É preciso ter cuidado para que isso não ocorra, já que as pessoas adquiriram o hábito de ler jornal, não só pela facilidade de encontrá-lo, mas também pela notícia compacta e precisa, e depositam imensa credibilidade nesses veiculos de comunicação.

Temos abaixo, um video, feito pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, onde o jornalista Eugênio Bucci, fala da credibilidade e valorização dos veículos de comunicação.


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