segunda-feira, 27 de abril de 2009

IMPARCIALIDADE JORNALÍSTICA?

Por Carolina

Um assunto polêmico, uma discussão que nunca acabará. A imparcialidade jornalística é discutida todos os dias pelos profissionais da área e até mesmo pelos admiradores de uma boa matéria.Entendemos como imparcial, tudo aquilo que é “justo”, ou que não favorece nenhum lado de alguma história. Dizem que no jornalismo, apesar de ser difícil para alguns, é uma “regra” utilizar da imparcialidade nas notícias e matérias.
Vejamos um “texto-piada” para podermos entender melhor o termo: imparcialidade jornalística.


Dois meninos estavam a sair do Estádio de Alvalade, quando um deles é atacado por um cão, da raça Rottweiler. O outro menino, imediatamente, agarra num tubo de metal e dá com ele na cabeça do animal, matando-o , permitindo assim que o amigo escape apenas com alguns arranhões. Ao ver a cena, um jornalista que passava pelo local correu para ser o primeiro a cobrir o acontecimento e escreveu no seu caderninho:
"Jovem verde e branco, salva amigo do ataque de um cão." - Mas eu não sou verde e branco, disse o menino. E então, o repórter corrige para: "Bravo pequeno herói benfiquista salva amigo das garras de animal feroz". - Mas eu também não sou benfiquista, disse o menino novamente. - Desculpa outra vez, apenas pensei que como estamos em Lisboa e não és verde e branco, deverias ser benfiquista. -Afinal, de que equipa és tu? - Sou Portista. E o repórter volta a escrever em seu caderninho: "Delinquente portista assassina brutalmente animal doméstico indefeso"

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=65772.0

No texto, o repórter deixou claro que para ele, existiam apenas dois times bons em Portugal, e que o outro era sinônimo de violência. Uma matéria se divulgada assim, com uma opinião pessoal explícita, e digamos que, preconceituosa, pode não agradar a muitas pessoas (no caso do exemplo, não agradaria os torcedores, jogadores e dirigentes do Porto), e até mesmo acarretar problemas para o meio de comunicação (processos e afins).Para evitar desgastes posteriores, os meios de comunicação tem processos rigorosos de apuração e verificação das matérias, buscando sempre fontes adequadas e qualificadas para falarem do assunto em questão, além de checarem inúmeras vezes a informação.Claro que para uma pessoa que transmite a informação para os outros, é quase impossível não dar opinião, é necessário ter bom senso e pensar em como isso vai influenciar e atingir o público.


Afinal, existe ou não a imparcialidade jornalística? Responda a essa questão na nossa enquete.

6 comentários:

  1. Enquete respondida!
    Sabe, sinceramente não achamos que exista imparcialidade dentro do Jornalismo.
    Como estudamos na aula de Discurso Jornalístico, cada veículo tem sua linha editorial, o que praticamente corta a chance da imparcialidade.
    Também como lemos no livro 'Repórteres', da aula de Conceitos Jornalísticos, Caco Barcellos conta que ao cobrir a guerra dos índios contra colonos no RS, estava torcendo para os índios por tudo que viu da situação no local. Ou seja, sua reportagem acaba indo para um certo lado totalmente fora da imparcialidade.

    Sobre o blog, é sempre bom incluir enquetes, dá uma participação ao leitor do blog que é importante para conquistar público, e também ficou bem bacana a imagem, bem interessante e diferente!

    Abraços, equipe do 'Lavou, Tá Novo!'.

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal!
    A questão da imparcialidade jornalística é algo bem complexo de ser discutido e de chegar em um consenso. Mas eu acredito que não seja possível fazer jornalismo sem inserir um ponto de vista pessoal, mesmo que implicitamente.

    Gostei do "texto-piada" fica bem fácil pra quem não entende do assunto compreender e também descontrair. O visual do blog também está muito legal, parabéns.


    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal!
    Bom, creio que a imparcialidade jornalística existe, mas somente em alguns casos. Por exemplo, quando você escreve um texto sobre algum assunto ou pessoa que não possui nenhuma ligação, seja direta ou indireta com você. Fica mais fácil ser imparcial quando não estamos ligados ao assunto em questão.
    Parabéns pelo Blog!
    Os textos estão incríveis!
    O visual também!
    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Enquete respondida tbm!

    Dizem que o jornal publica a verdade, de fato, mais as vezes eles se deixam levar sobres suas opiniões e não sobe os fatos.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá companheira... Sou estudante de Jornalismo e adorei o teu blog. te vi na comu blogspot.

    Comenta e segue?
    www.axadosnanet.blogspot.com

    SucessO

    ResponderExcluir