quarta-feira, 27 de maio de 2009

Informação é apenas mercadoria?

Por Carolina

“O que há de mais terrível na comunicação é o inconsciente da comunicação” (Pierre Bourdieu)

Com os avanços tecnológicos e a implantação de jornais e revistas eletrônicos, muitos jornalistas tratam a informação apenas como uma mercadoria. Fazem de tudo para dar a informação primeiro e esquecem que para informar bem, é preciso estar bem informado.
A credibilidade que foi depositada nos jornais impressos quando estes surgiram se deu pelo fato de eles apresentarem matérias raras, coisas que ninguém sabia que existiam. Hoje em dia, a credibilidade de uma notícia, se dá devido ao fácil acesso a Internet, as pessoas podem ver a qualquer tipo de matéria, seja ela feita por apenas um texto, ou apresentada por um jornalista sorridente que conecta as pessoas e dá mais veracidade às notícias.
O mercado da comunicação é cada vez mais ativo e competitivo, como já foi dito mais acima, alguns tratam a informação como mercadoria. Exemplo disso é a imprensa britânica que é considerada a mais competitiva do mundo com jornais que estão engajados numa luta sem piedade de todos contra todos, e onde todos os tipos de golpe são permitidos (baixa de preço de venda, prêmios promocionais, compra de confidência, etc.).
A morte da Princesa Diana, por exemplo, deu aos jornais britânicos, que estampavam o rosto dela nas capas, ou anunciavam na sua manchete a sua morte, os recordes de vendas. Às emissoras de televisão, que fizeram documentários sobre sua trajetória de vida, especularam a sua relação com a família real, e relembraram as suas atividades em favor dos menos favorecidos, o ibope tão esperado. Foi um turbilhão midiático jamais visto em nenhum outro momento.

Fontes: A tirania da Comunicação - Ignácio Ramonet

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro - Times Paulistas

Por Wesley

Começou neste último domingo (10) mais um Campeonato Brasileiro, um dos campeonatos mais disputados do mundo. Com vinte times e todos os grandes como favoritos, incluindo os candidatos paulistas que desde 2004 são sempre campeões (Santos, Corinthians e São Paulo).
Esse breve texto trará o que cada um dos times de São Paulo tem de melhor no início deste Brasileirão que tem tudo para ser o mais emocionante dos últimos anos.




Começando pelo Corinthians, que vem de recentes vitórias no Campeonato Paulista, e no Brasileiro da série B. O time entra como favorito por ter ganhado o último título como campeão invicto e por ter mostrado um belo ataque. As contratações corinthianas também são assuntos que chamam a atenção e que o fazem mais favorito do que nunca. A grande estrela do futebol MUNDIAL, Ronaldo, contratado pelo time em dezembro de 2008, provou para todos que já está mais recuperado do que nunca, e que agora ninguém mais o pára.
Já o São Paulo entra neste campeonato com o rótulo de o “time a ser batido”. O grande elenco, o tão respeitado treinador, e os últimos três títulos brasileiros consecutivos, fazem do Tricolor Paulista uma ameaça aos outros times e um dos grandes favoritos ao título. Nos últimos meses o tricolor vem deixando a desejar em suas partidas, porém o time sempre começa a competição “mal” e quando todos acham que ele está fora da briga pelo primeiro lugar, surpreende os adversários e se consagra campeão.
O Palmeiras entra na competição com um grande elenco, que conta com Keirrison e Marcos, e vem mostrar para a sua torcida que o time é capaz de ganhar uma competição. Após um início de ano conturbado com manifestações dos alviverdes antes mesmo do inicio do Campeonato Paulista, o ambiente ficou conturbado e pesado, principalmente nas primeiras rodadas da Copa Libertadores da América, nas quais o time passou com dificuldades pelos seus adversários. O verdão estreou com uma vitória no Campeonato Brasileiro, e já se acertou com a torcida que espera ver seu time ser pentacampeão esse ano.
E por íltimo, mas não menos importante vem o Santos que ainda está abalado por ter perdido o Campeonato Paulista para o Corinthians. O time tem jovens jogadores como Neymar e Paulo Henrique, conhecido como “Ganso”, e aposta na mistura entre juventude e experiência para se dar bem nesse Campeonato.

Este Brasileirão tem tudo para ser o melhor campeonato de todos os tempos, e conta com a volta de craques consagrados como Ronaldo (Corinthians), Adriano (Flamengo) e Fred (Fluminense). Existem ainda outros times favoritos ao título, como os do Sul – Internacional e Grêmio -, o glorioso Cruzeiro, de Minas Gerais, e a dupla carioca mais tradicional: Fla-Flu. Mas isso, já é assunto para outro post.