segunda-feira, 8 de junho de 2009

Imprensa People

Herdeira da imprensa popular do século XIX, a imprensa people tem como objetivo mostrar a maneira como os famosos vivem os dramas, as paixões e as alegrias da vida... enfim, situações do cotidiano que são vistas com outros olhos pelo público por serem vividas por pessoas públicas.
É natural as revistas trazerem estampadas na capa alguma coisa relacionada a algum famoso, seja ela especulação sobre casamentos, namoros, filhos ou um delato de bebedeira e farra, afinal tudo isso interessa – e muito – o público. Mas é preciso tomar cuidado com o que se fala e com a informação que se transmite, porque o leitor vê na pessoa pública, mesmo que inconscientemente, um exemplo a ser ou não seguido.
Um beijo ali, um copo de wisky aqui, tudo é motivo para fotografar, investigar e publicar. Com um flash a pessoa pode passar de vilã para mocinha, de mocinha para vilã, de solteira para acompanhada, de anônima para o atual affair do galã da novela das 8.

Mas, até que ponto a vida de uma pessoa pode ser “invadida” assim?
Tudo bem que quando você aceita ser um famoso, você aceita também ser alvo de paparazzis, curiosos e capa de revista, mas é de direito deles (paparazzis) seguirem você por onde você vá?
Muitos artistas já tiveram atrito com a imprensa people. Cameron Diaz, por exemplo, já foi acusada de quebrar a câmera de um fotógrafo, Carolina Dieckman entrou com um processo contra o Pânico! e Amy Winehouse conseguiu um pedido para que os paparazzis fiquem longe dela.


As pessoas que fazem esse tipo de trabalho são criticadas ao extremo pela própria mídia que compra essas informações para poder vender mais. Ignácio Ramonet diz em seu livro “A tirania da comunicação” que os paparazzi não são mais do que o resultado da situação geral da mídia, uma situação dominada pelo mercado e pelo lucro e que essa situação, muitas vezes constrangedora, não acabará enquanto existirem pessoas que gostem desse tipo de informação.
Depois responda a nossa enquete: " É de direito da imprensa invadir a vida de alguém para informar o público? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário